top of page

Check-list: o que fazer quando seu filho vai fazer cursinho em outra cidade

Atualizado: 6 de fev. de 2020

A Casa do Estudante 860_São José dos Campos



Os pais vão entender: a gente pisca o olho e nosso filho (a) já está terminando o ensino médio! O bebê que corria pela casa agora é um adolescente correndo atrás de seus sonhos, estudando arduamente para entrar em uma das melhores universidades do País.

Mas pode ser que, para entrar na melhor Universidade, seja preciso sair de casa antes do previsto. Muitos alunos optam por fazer um cursinho pré-vestibular intensivo, ainda no final do Ensino Médio, para conseguir boas posições nas provas mais difíceis do País.

Essa mudança antecipada de cidade pode ser fonte de muito estresse e preocupação para muitos pais. Pior ainda, pode gerar ansiedade para o adolescente que vai sair de casa, quando o que ele mais precisa é tranquilidade para focar no que realmente importa: os estudos.

Mas não precisa ser assim. Pensando nos pais (e filhos, claro!) que estão passando ou vão passar por essa fase, preparamos um check list do que é essencial pensar, fazer e checar para a que a mudança de cidade seja um sucesso:



1. Pesquise sobre a cidade do curso pré-vestibular


Depois de escolher a escola que seu filho vai fazer o curso pré-vestibular, é muito importante pesquisar sobre a nova cidade em que seu filho vai morar. Pode parecer óbvio, mas muitos não fazem isso e depois tem surpresas desagradáveis. Pesquise principalmente sobre a região e o bairro onde fica a nova escola e tudo que pode afetar o dia a dia do seu filho. Sites de jornais locais e o próprio site da Prefeitura podem ser bons guias.



2. De olho na saúde


Seu filho está prestes a enfrentar um ano bem puxado de estudos, por isso ele precisará de muita energia e disposição. Adolescentes costumam ter uma saúde ótima, mas é uma boa ideia fazer um check up para garantir que tudo está em ordem.



3. Mesada: converse sobre a situação financeira


A mudança de cidade, nova escola, viagens, tudo pode impactar na vida financeira da família. Se necessário, estabeleça novos valores para mesada ou limites de gastos mensais. Seu filho vai estar focado mais do que nunca nos estudos, mas é interessante conversar com ele de forma franca sobre esse tópico.



4. Procure uma hospedagem específica para estudantes


Existem diversos tipos de acomodação, mas para essa fase da vida do jovem pode ser uma boa ideia e mais segura procurar locais voltados especialmente para a hospedagem de estudantes, com quartos individuais ou compartilhados, que ofereçam as refeições e cuidem da lavanderia. A Casa do Estudante 860 é um exemplo. Há quartos femininos e masculinos, onde o estudante tem todas as comodidades no mesmo prédio onde está hospedado. Uma verdadeira casa, um ambiente seguro e tranquilo para que o estudante possa focar única e exclusivamente nos estudos.



5. Visite pessoalmente as instalações da hospedagem


Você pode acessar o site de todas as opções de hospedagens disponíveis na cidade onde seu filho vai morar. Mas o ideal é você visitar pessoalmente todas elas antes de decidir. Fotos na Internet não mostram o clima do ambiente, e nem as pessoas que trabalham nele. Duvide de lugares em que não convidam as pessoas para uma visita.

Ir até o local trará uma segurança a mais sobre a decisão de onde deixar seu filho.



6. Confira as opções e a necessidade de transporte público


A nova cidade do seu filho pode ser muito maior do que a que ele sempre morou. E pode ser que ele não esteja acostumado a andar em transporte público, ou a enfrentar trânsito todos os dias. Por isso o ideal é escolher a nova moradia mais próxima possível da escola.

A CASA 860 está localizada a poucos metros de distância do Poliedro e do Hexag, uma caminhada de menos de 1 minuto. Uma preocupação a menos para pais e estudantes.



7. Não esqueça da alimentação


Você, pai e mãe, sabe o quanto cozinhar toma tempo do dia a dia. Por outro lado, deixar seu filho comer na rua todo dia pode não ser nada saudável. Por isso o ideal é escolher uma moradia que ofereça alimentação completa – café da manhã, almoço e jantar.

Com um cardápio balanceado e comida caseira, a CASA 860 oferece todas as refeições de segunda a sábado. E a sala de refeições fica no mesmo prédio dos quartos.



8. Defina um calendário de voltas para casa


Caso a nova cidade fique muito longe de casa, é interessante definir logo no começo do ano quais os finais de semana e feriados em que seu filho vai voltar para casa. Esse planejamento, além de dar mais tranquilidade e segurança ao adolescente, pode ajudar vocês a economizarem nas passagens, comprando antecipadamente. Além disso, a família pode se planejar para receber o estudante com os programas favoritos, passeios para aproveitarem juntos ou até fazer aquela comidinha predileta.



9. Visite seu filho sempre que possível


A vida é corrida e tempo é escasso, mas se você por um acaso tiver a oportunidade de visitar seu filho, pode ser uma experiencia muito legal! Você pode conhecer mais sobre o dia a dia dele e ainda conhecer pessoalmente as pessoas e lugares que ele fala.



10. Mantenha contato com a equipe da escola e da Hospedagem


Tenha sempre em seu celular os contatos de todos que convivem com seu filho diariamente: da escola, da hospedagem, colegas de quarto, etc. Isso te trará segurança e evita momentos de tensão desnecessários quando seu filho de repente vai para o shopping no final de semana e esquece de carregar a bateria do celular....Vai que né?



11. Participe desse momento



Participe desse momento tão importante da vida do seu filho (a)! Eles podem não deixar transparecer, mas sentem uma pressão enorme em ano de vestibular e muitas vezes o caminho é solitário – muitos amigos não entendem tanta dedicação e se afastam. A concorrência com os colegas do cursinho pode fazer com que a amizade seja mais difícil. Então, sempre que possível, os escute, apoie e preste atenção em seus planos e desejos.

A alegria de ver o nome na lista de aprovados vale todo o esforço e dedicação!



Comments


bottom of page