top of page

“E se você não passar?”

Para quem está prestando vestibular, o ano não acaba agora e as festas em família podem ser cheias de cobrança

Enquanto o mundo está pensando em férias, em festas, praia e tudo mais, existe um ser humano que está bem longe de tudo isso: o vestibulando.


A família está organizando festas, comprando presentes, a viagem do Ano Novo. E o vestibulando está lá, tentando manter o foco para a 2ª fase das grandes provas que acontece em janeiro. Para ele o ciclo não acaba quando dezembro termina.


Durante as festas, sempre tem aquele tio que não perde a oportunidade de fazer aquela famosa perguntinha: “e se você não passar?” ou “Já tem um Plano B se você não entrar em nenhuma?”


Certeza que a intenção é ajudar, mas essas perguntas podem fazer com que o nervosismo e a ansiedade do vestibulando aumentem ainda mais. Nessa fase, tudo o que ele precisa é de apoio e oportunidade para relaxar. Acredite: já tem coisas demais dentro da cabeça dele. Só quem passou por isso sabe.


Nós aqui da CASA 860, após mais de 15 anos convivendo com essa etapa tão importante da vida deles, sabemos que não é fácil. Quando os estudantes vão embora antes do Natal dá para ver na carinha deles uma mistura de esperança, satisfação, preocupação, ansiedade....


Então se você tem um vestibulando na sua família, faça de tudo para que essa época das Festas seja leve e tranquila possível para ele.


E você, vestibulando, que estiver lendo este texto, terá que aprender a lidar com a pressão e com o medo de falhar. Se estiver muito pesado, converse com a sua família, de verdade. E lembre-se: você é muito mais do que o resultado de uma prova, e todo o caminho também tem que te fazer feliz.



Comments


bottom of page