top of page

Abordagens de Mindfulness para vestibulandos

Atualizado: 6 de fev. de 2020

Quando fui convidada para escrever algo sobre os benefícios de mindfulness para jovens, me veio a curiosidade em saber a origem da palavra vestibular pois, enquanto fonoaudióloga, a única coisa que me vinha à mente era algo relacionado às estruturas da orelha responsáveis pelo equilíbrio.

A palavra vestibular é um” substantivo derivado de vestíbulo, que chega ao português a partir do latim “vestibulum”, substantivo utilizado para designar a entrada, o começo de algo”.

Então pensando em “equilíbrio” e começo, mindfulness faz todo sentido.

O jovem está exatamente nesta busca, algo novo, mas muitas vezes falta o equilíbrio. A cobrança em ter certezas sobre o futuro que causa ansiedade, o medo de não corresponder às expectativas que causa angústia, a dificuldade de lidar e administrar os limites, enfim.

Então Mindfulness pode ser o começo de algo novo que possibilita o equilibrio?

Sim!! Mindfulness ou atenção plena é um estado mental que envolve a atenção no momento presente sem críticas ou julgamentos, ou seja, o oposto do automatismo em que vivemos. O modo automático não nos permite respirar fora do senso comum e isso nos suga para as necessidades impostas pela sociedade que entendemos também ser as nossas, muito embora, muitas vezes estejam distantes do nosso real desejo.

As práticas de mindfulness possibilitam a auto-observação com aceitação e sem críticas fazendo com que nos aproximemos desse grande desconhecido: Nós mesmos.

E quando me conheço, consigo lidar melhor com as minhas necessidades, minhas frustrações, meus medos pois começo a observar que os meus pensamentos não são fatos e que eu não sou os meus pensamentos e quando isso acontece consigo me relacionar melhor com o stress do ritmo exaustivo de estudo para os vestibulares me permitindo estabelecer momentos de descanso e descontração, lido melhor com os sintomas da ansiedade em virtude da expectativa das provas mantendo-me no presente, a qualidade do sono e consequentemente da atenção também melhoram.

Todos estes benefícios do mindfulness que são comprovados pela ciência, são fundamentais para um bom desepenho nos vestibulares.

E não pense que você não tem habilidade ou condição de começar, as práticas são muito acessíveis e não exigem horas de posturas imóveis e nem que você não pense em nada. Você pode exercitar a atenção plena em situações da vida cotidiana como: estar envolvido na ação de se alimentar prestando atenção aos alimentos que há no seu prato, as cores, os aromas, a temperatura, ser grato por todas as pessoas envolvidas no processo de preparo do alimento, pelas pessoas que plantaram e colheram, que transportaram e, de repente, você se percebe grato/a e a gratidão te permite experimentar a leveza e a alegria; ou você pode escovar os dentes prestando atenção em cada ação para que a escovação ocorra; ou você pode apenas sentar em uma postura confortável e respirar, sentindo o seu corpo, observando seus pensamentos, seus sentimentos, os sons do ambiente e voltando para a percepção do seu corpo. Existem muitas disponibilizadas nos centros de formação em mindfulness que você pode facilemente encontrar.

Então, desejo que mindfulness te possibilite um gentil encontro com o novo!

Boas práticas!!



Comments


bottom of page